Cidade

Moradores de Conchal têm no Rio Mogi Guaçu uma referência

O rio passa por 40 cidades e abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Conheça neste sábado (22/04) as histórias e a relação dos moradores de Conchal, com o Rio Mogi Guaçu.

Assim como a trajetória da vida, o caminho da água começa singelo, vai ganhando corpo, às vezes calmo, às vezes agitado, cheio de curvas e obstáculos, mas repleto das belezas que só a natureza proporciona.

O Mogi Guaçu nasce em Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais e percorre 475 km até desaguar no rio Pardo em Pontal (SP), passando por 40 cidades que juntas possuem mais de 1,5 milhão de moradores.

“Isso é uma paz e sossego que não tem dinheiro que compre”, conta Silvana Gomes, que mora em um rancho na beira do Mogi Guaçu, uma conquista dela e do marido depois de anos de trabalho.

O rio passa por 40 cidades e abastece cerca de 1,5 milhão de pessoas — Foto: Pedro Santana/TG

Dona Rosa da Silva, que também mora às margens do rio há quase 50 anos, comenta sobre as diversas espécies de peixes que já pescou ao longo do tempo, além da conexão e memórias que tem com águas do Mogi Guaçu.

“Vou para a casa das minhas filhas na cidade e tenho que vim embora logo. O rio me chama de volta e eu tenho que vim embora para casa”, relata dona Rosa.

Essas histórias emocionantes transbordam os limites geográficos e mostram que a natureza é capaz de fazer a feliz conexão de todas elas. Outro patrimônio importante da cidade de Conchal, é a orquestra “Coração de Caboclo”, que no entoar da moda caipira, traz a esperança de um rio limpo e uma vida feliz que se renova.

O programa Terra da Gente deste sábado (22/04), às 14h na EPTV, traz histórias emocionantes dos moradores de Conchal e a relação deles com o Rio Mogi Guaçu. Com informações do G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *