Últimas Notícias

Manutenção de cobertura da torre da Matriz chama a atenção de moradores em Conchal

Uma cena pouco comum chamou atenção de quem passava pela área central de Conchal, nesta sexta-feira (30). Um guincho estava sendo utilizado para trocar a cobertura da torre da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. De acordo com a página da paróquia no Facebook, a troca da cúpula da igreja foi necessária porque a anterior estava comprometida com a ação do tempo e apresentava infiltração.

O material utilizado para construção da nova estrutura, bem como a confecção foi uma doação do empresário Antonio Locatelli, mais conhecido como Toninho. As tintas utilizadas na pintura foram doadas pela empresa B&B Tintas. A nova cúpula foi feita com material que garante longa vida útil à parte de aço, aumentando a resistência à corrosão ou ferrugem.

Guincho fazendo a retirada da antiga cobertura da torre da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus

A paróquia Sagrado Coração de Jesus foi a primeira criada em Conchal, no dia 26 de novembro de 1921. Na torre da igreja também está um conjunto de sinos que foram muito utilizados no passado. O badalar dos sinos era na época um dos principais meios de comunicação. Não só serviam para chamar o povo para a igreja, mas também tinham toques festivos e fúnebres.

A torre e os sinos eram um cartão de visita dos povoados e cidades da Itália. Os imigrantes trouxeram consigo essa tradição, podendo ter na nova terra algo que relembrasse o país de origem. A torre tem ainda um grande relógio e pode ser visualizado ao longe, servindo para a comunidade se situar na hora do dia ou da noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *