Polícia

Polícia de Araras identifica suspeito de pichar frases terraplanistas em capela e outros prédios públicos

‘Igrejinha’ foi um dos alvos e, além das frases, teve questionamento de santidades e outros danos. Um celular foi apreendido com homem, que pode responder por pelo menos 3 crimes.

A Polícia Civil de Araras identificou, nesta sexta-feira (5), um jovem suspeito de ter vandalizado uma capela, prédios públicos e religiosos e monumentos com pichação de frases terraplanistas. Ele foi ouvido e liberado e teve o celular apreendido.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), a Polícia Civil segue com a investigação e realiza diligências para comprovar a participação do suspeito no delito, inclusive com perícia em seu celular.

A identidade dele não foi divulgada, ele pode responder por pelo menos 3 crimes. (veja abaixo).

Segundo a Prefeitura Municipal, as pichações começaram a aparecer em prédios públicos há cerca de dois meses. Somente na última semana, foram pichadas uma capela na zona rural e um letreiro no Lago Municipal.

Terraplanista picha igrejas, prédios públicos e monumentos em Araras — Foto: Repórter Beto Ribeiro

Em todas as pichações, há a frase “A Terra é plana” ou “A Terra é plana, pesquise”.

Em prédios religiosos, o pichador também coloca versículos da Bíblia que, segundo ele, comprovariam a teoria do terraplanismo – teoria da conspiração já desmentida por especialistas (veja mais na sequência).

Na capela Nossa Senhora da Piedade, local mais vandalizado, ele ainda escreveu que “a Terra é um círculo plano com uma cúpula acima (o nosso céu)” e que “a Bíblia também diz que a Terra é plana”.

Entre os lugares vandalizados estão:

Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro rural Elihu Root;

Letreiro “Eu te amo Araras”, no Lago Municipal;

Basílica Nossa Senhora do Patrocínio;

Templo da Igreja Assembleia de Deus;

Prefeitura Municipal;

Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT);

Casa da Cultura;

Caixa Econômica Federal;

Monumento ao Centenário de Araras (Obelisco), na Praça Barão de Araras;

Posto de saúde do Assentamento Rural III.

O vândalo pode responder pelos seguintes crimes:

Ultraje a culto (no caso da capela): O artigo 208 da lei nº 2.848 de 7 de Dezembro de 1940 diz que comete o crime quem escarnecer (zombar) de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar (desprezar) publicamente ato ou objeto de culto religioso. A pena é de 1 mês a 1 ano de prisão ou multa.

Dano (no caso da capela): destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia está no artigo 163 da Lei nº 2.848/1940. Pena de 1 a 6 meses de prisão ou multa.

Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar (sujar) edificação ou monumentos urbanos (no caso da capela e dos outros prédios): Artigo 65 – Lei nº 9.605 / 1998. Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa.

Lago Municipal de Araras foi pichado por terraplanista — Foto: Beto Ribeiro Repórter

Teoria da conspiração desmentida por especialistas

5 experimentos simples para verificar que a Terra não é plana

Teorias da conspiração que afirmam que a Terra é plana seguem se espalhando por meio da internet. Físicos, astrônomos e astronautas usam seus cálculos e observações para derrubar esse mito, mas não é necessário ter conhecimentos avançados, nem alta tecnologia para refutá-lo.

Pode parecer mentira, mas em pleno século 21 ainda é necessário insistir que a Terra é redonda, algo que se sabe há mais de 2 mil anos.

Algumas teorias da conspiração que afirmam que a Terra é plana continuam se espalhando.

Estas são algumas maneiras simples de comprovar que a Terra é redonda e rebater essas ideias dos terraplanistas.

1. Observe um barco

Pegue um binóculo e se sente à beira do mar. Quando avistar um barco se afastando em direção ao horizonte, note que deixará de ver, primeiramente, o casco do barco, mas ainda poderá ver o mastro e a vela, para depois perdê-los de vista.

“Se a Terra fosse plana, você notaria que um veleiro parece menor à medida em que se afasta, mas ele sempre seria visto por completo”, explica Michelle Thaller, astrônoma da NASA, no portal Big Think.

O mesmo vale para o sentido contrário. Se o veleiro se aproxima, primeiro aparecem a vela e o mastro e, em seguida, o restante da embarcação.

O que acontece quando um barco se afasta em direção ao horizonte? — Foto: Getty Image via BBC

2. Suba em uma árvore

Este exemplo é explicado por Erik Frenz no portal científico Cell.

Imagine que haja uma árvore no meio de uma vasta planície.

Se a Terra fosse plana e você olhasse para longe, veria a mesma paisagem se estivesse no chão ou na copa da árvore.

Mas, como a Terra é redonda, ao subir em uma árvore é possível ver coisas que não estavam aparentes ao olhar estando no chão. Quanto mais você subir, mais verá no horizonte.

“Isso se deve ao fato de que partes da Terra que estavam ocultas, devido à sua curvatura, agora ficam evidentes porque a sua posição mudou”, explica Frenz.

Recentemente, as teorias dos terraplanistas têm sido repetidas por mais pessoas — Foto: Getty Image via BBC

3. Veja um eclipse lunar

Durante um eclipse lunar, a Terra passa entre a Lua e o Sol, o que faz com que a Terra projete sua sombra na Lua.

Note que a sombra produzida é redonda. Mesmo se a Terra fosse plana, mas com forma de disco, não produziria esse tipo de sombra.

“A única forma que pode produzir uma sombra curva, não importa qual a direção da luz, é a de uma esfera”, explica Thaller.

O cientista Neil deGrasse Tyson zombou dos terraplanistas com um tweet em que diz: “Um eclipse lunar que os terraplanistas nunca viram”.

Um eclipse lunar que os terraplanistas nunca viram.

4. Viaje de avião

Ao encarar um voo longo, vale notar dois fenômenos interessantes, como descreve o site Popular Science.

Em um voo transatlântico é possível ver, na maioria das vezes, a curvatura da Terra. O avião Concorde, por exemplo, oferecia uma das melhores vistas dessa curvatura.

Estima-se que a curvatura da Terra comece a ser notada a partir dos 10 quilômetros de altitude e que fique ainda mais evidente a partir dos 15 quilômetros.

Outro fato é que os aviões podem viajar em linha relativamente reta durante muito tempo sem “sair” por nenhuma das supostas bordas do planeta.

Já conseguiu ver a curvatura da Terra? — Foto: Getty Image via BBC

5. Preste atenção ao fuso-horário

Enquanto em algumas partes do mundo é dia, em outras é noite.

Segundo explica o Popular Science, a razão está no fato de a Terra ser redonda e girar em torno de seu próprio eixo. Por isso, enquanto o Sol ilumina uma parte da esfera, a outra permanece na escuridão.

Além disso, se a Terra fosse plana, seríamos capazes de ver o Sol ainda que fosse de noite.

O Popular Science explica que isso pode ser comparado ao que ocorre em um teatro, em que o público, que está sentado em meio à escuridão, pode ver os refletores de palco ainda que eles não cheguem a iluminá-los. Com informações do G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *