Saúde

Conchal vacina 4.740 animais contra a raiva

O Departamento Municipal de Saúde de Conchal, através da Vigilância e Controle de Zoonoses e Vetores, divulgou nesta semana o resultado da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos realizada nos meses de julho e agosto.

Durante o mês de julho, na zona rural, foram vacinados 902 cães e 271 gatos e em agosto no Bem Estar Animal e no dia D da vacina em oitos posto espalhados pela cidade 2.843 cães e 724 gatos. A cobertura vacinal de cães e gatos totalizou 4.740 animais.

É válido ressaltar que a vacinação continua através de agendamento pelo telefone 3866-2332 no Bem Estar Animal das 08h30 às 12h e no 3866-2862 na Vigilância em Saúde das 13h às 15h30.

Sobre a raiva

A raiva é uma doença causada por um vírus que afeta a maioria dos mamíferos, é um mal que apesar de estar controlado, ainda preocupa muito, pois a doença é considerada incurável e a taxa de mortalidade é de quase 100%.

Os sinais clínicos mais comuns da raiva são: grande mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença ocorrem convulsões e paralisias.

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos e a vacina antirrábica é ainda, a única forma de prevenção contra a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *