Candidato comemora, mas não leva

Em Santa Bárbara d’Oeste, cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), as eleições foram marcadas por um fato inusitado: durante a tarde, o vereador e candidato a prefeito, José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSD), comemorou a vitória nas urnas e concedeu entrevista como prefeito eleito. Contudo, com o avanço da apuração oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teve 38.772 votos, o que representa 42,34%, e perdeu a eleição por 747 votos. Rafael Piovezan (PV), atual vice-prefeito, foi eleito com 43,15%, totalizando 39.519 votos.

Durante a tarde, Paulo D’Elboux, um dos diretores da Rádio Brasil, de Santa Bárbara d’Oeste, entrou ao vivo e cravou a vitória de Dr. José. “Santa Bárbara já tem prefeito eleito. O Dr. José é o prefeito eleito. Só perde em cinco escolas. Ganhou em todas as outras escolas”, diz, enquanto as imagens mostram um dos radialistas batendo na mesa em comemoração.

“Às 17h39, a Rádio Brasil anuncia que Dr. José é o novo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste”, reforça Luciana D’Elboux Lourenço, umas das radialistas e parte da família que administra o veículo, enquanto se ouve sons de comemoração dentro do estúdio.

Ela questiona Paulo D’Elboux como ele sabe da notícia já que ele tinha se ausentado por pouco tempo. “É das escolas que eu falei que faltava fazer. Dr. José está perdendo apenas em cinco escolas, das 43 que nós temos votação. As outras a diferença é grande. É sinal que a pesquisa bateu”, diz. Nesse mesmo momento, o primeiro apresentador que bateu na mesa, toca a mão de Luciana D’Elboux Lourenço em sinal de comemoração e grita: “O Doutor tá on”. As imagens do programa de rádio estavam sendo transmitidas ao vivo no facebook da rádio.

Vale ressaltar, que até aquele momento, a apuração do TSE ainda não aparecia no site, por um problema técnico que afetou a divulgação em todo o Estado de São Paulo e assim continuou até depois das 23h. Mesmo assim, após o anúncio da rádio, os apoiadores do médico foram para a Avenida Monte Castelo, onde fica a Prefeitura, para comemorar o resultado.

Pouco depois um repórter de rádio entrevistou Dr. José em vídeo. “Agora sim senhoras e senhores, oficialmente prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. José. Tá feliz doutor?”, questiona.

“E mais, demais. Muito obrigado aos eleitores de Santa Bárbara, aos munícipes de Santa Bárbara que me confiaram o seu voto no nosso projeto. Vamos em frente. Vamos construir uma cidade mais humana”, disse o candidato.
Houve certa apreensão e decepção no comitê eleitoral de Denis Andia (PV), atual prefeito e padrinho político de Rafael Piovezan. Mas a situação se inverteu com a apuração oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

Rádio Brasil, por volta da meia-noite, após a confirmação da eleição de Piovezan, em nova transmissão, voltou atrás da notícia divulgada durante a tarde. “Nós tomamos conhecimento que nem todos os boletins de urna estavam na emissora. Portanto, neste momento, estou corrigindo esta informação com todo respeito a você que é nosso ouvinte e que nos acompanhou através do Facebook da Rádio Brasil.

O eleito em Santa Bárbara d’Oeste como prefeito é Rafael Piovezan, da Coligação Denis Andia, do Partido Verde. Rafael Piovezan teve 39.519 votos, ao passo que Dr. José do PSD, teve 38.772 votos. Foi realmente uma disputa bastante acirrada entre os dois candidatos. “Meu nome é Luciana D’Elboux Lourenço, eu sou parte da família que administra essa emissora. Ao longo dos últimos anos, a Rádio Brasil sempre trouxe em primeira mão as informações sobre as eleições. Sempre cravando quem era o candidato eleito. Neste ano, ao ter essa projeção e ao confiar nas fontes de informações da emissora nós fizemos a mesma coisa e foi um erro”.

Partido venceu em seis cidades

O Partido Social Democrático (PSD), sigla que tem só nove anos e Gilberto Kassab como presidente nacional, foi o grande vitorioso na RMC. Com exceção de Campinas, onde ainda terá 2º turno, nas outras 19 cidades, conseguiu eleger seis prefeitos. Venceu a majoritária em Artur Nogueira, Holambra, Hortolândia, Morungaba, Nova Odessa e Valinhos. Elegeu 650 prefeitos em todo o País e seu presidente afirma que o objetivo é lançar uma candidatura à presidência, em 2022. O Partido Verde (PV), elegeu o prefeito de Americana e Santa Bárbara. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) chegou ao poder em Monte Mor e Vinhedo e o Democratas (DEM) elegeu os prefeitos de Pedreira e Santo Antonio de Posse. O Progressistas (PP), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o Partido Liberal (PL) e o Cidadania (CID), conquistaram uma prefeitura cada. Com informações do Portal Correio Popular.

Deixe um comentário