Covid-19: Araras inicia nova etapa de testagem destinada a pessoas com sintomas da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras iniciou uma nova etapa de testagem para pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19. Agora, os testes são realizados nos bairros Belvedere, Parque das Árvores e Jardim Sobradinho (confira os endereços abaixo).

Os locais atendem apenas pacientes que já têm o exame agendado pela equipe da secretaria.

Familiares e demais pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testarem positivo também serão chamados pela Vigilância Epidemiológica para fazer o exames, mesmo que não apresentem sintomas suspeitos.

Centro de Saúde II “Dr. João Geraldo Noronha” – R. Campos Sáles, 33, Jardim Belvedere

Programa Saúde da Família “Francisco Cascelli” – R. Melânia Baraldi Maróstica, 550, Parque das Árvores

Centro de Testagem – Rua dos Girassóis, anexo ao Centro de Saúde da Mulher, Jardim Sobradinho

Araras intensifica testagem de pacientes com suspeita de Covid-19 em carreta itinerante. — Foto: Nilson Porcel/EPTV

Carreta itinerante

A testagem na carreta itinerante foi encerrada no último sábado (7). O serviço funcionou por dois meses em Araras e realizou mais de 18,3 mil exames, incluindo também as ações realizadas para a testagem de assintomáticos.

Os exames, no entanto, continuam para os pacientes com sintomas suspeitos, que devem procurar atendimento médico na tenda sentinela montada na área externa da Santa Casa ou na UPA 24h, como já vinha acontecendo há mais de sete meses.

Na sequência, as fichas são encaminhadas à equipe da secretaria que avalia, de acordo com a data de início dos sintomas, qual o teste mais indicado para o diagnóstico do caso.

Até o 6° dia, a indicação é de PCR, exame realizado a partir de amostra de secreção nasal. A partir do 7°, a orientação é que seja feita a sorologia, via amostra sanguínea. Os dois tipos de testes são realizados pela prefeitura. Com informações do G1.

Deixe uma resposta