Limeira começa a usar testes rápidos em pacientes com suspeita de coronavírus

Cidade tem três casos confirmados da doença e outros 63 pacientes aguardando resultados de exames; quadro deve mudar nos próximos dias, segundo a prefeitura.

A Prefeitura de Limeira informou nesta quarta-feira (8) que os testes rápidos para detecção do novo coronavírus (Covid-19) comprados pela administração chegaram e começaram a ser usados. A cidade hoje tem três casos confirmados da doença e 63 aguardando resultados de exames, mas a Saúde municipal informou que o quadro pode mudar nos próximos dias com a utilização dos novos testes.

Foram recebidos cinco mil testes. Em coletiva de imprensa nesta quarta, a prefeitura informou que os pacientes que podem sair de casa estão sendo convocados para fazer o exame em uma unidade de saúde. Para os que não podem sair, porque ainda estão em isolamento domiciliar, por exemplo, serão testados em casa por uma equipe da Saúde.

Por isso, o quadro de casos confirmados e suspeitos no município deve sofrer alteração nos próximos dias, disse a prefeitura. A intenção é agilizar o diagnóstico da doença e zerar a fila de suspeitos, já que os testes rápidos apresentam resultados em cerca de 15 minutos. Eles detectam se o paciente tem anticorpos contra o coronavírus no organismo.

Os testes laboratoriais enviados para o Instituto Adolfo Lutz podem levar vários dias para o diagnóstico.

Depois dos pacientes que já estão com suspeita da doença, os profissionais de saúde da cidade serão testados para saber se eles podem ou não continuar na linha de frente do atendimento. Novos pacientes suspeitos, com quadro mais agravado da doença, também farão o teste rápido. A prefeitura informou que trabalha para conseguir adquirir mais kits de testagem. Com informações do G1.

Deixe um comentário