Cultura

Tradicional na região, Paixão de Cristo de Conchal já foi vista por mais de 30 mil pessoas

Num cenário épico de 1000m², primeira apresentação já é sábado, com reapresentação na quarta e na Sexta-feira Santa

Nos dias 13, 17 e 19 de abril, Conchal e região revivem as emoções da Paixão de Cristo. Chegando à sua 14ª edição, as apresentações tradicionais em Conchal devem reunir mais de três mil pessoas no teatro de arena da antiga estação ferroviária da cidade. Como falam os organizadores, “uma história recontada sob as estrelas para relembrar e jamais esquecer o amor de Jesus pela humanidade”.

Em um cenário de mil metros quadrados inspirado na arquitetura e nos ambientes por onde Jesus passou, a encenação é um misto de arte, cultura e fé. É a partir dela, aliás, que cerca de 300 voluntários da Associação Teatral e Cultural Sete Elos, promotora do evento, trabalham todos os anos por vários meses para recriar o cenário de Jesus. Eles ainda confeccionam as vestimentas de época (são cerca de 350 peças típicas do período), cuidam de som, iluminação e interpretação. Tudo para levar ao público a emoção de personagens como Maria, José, João Batista, os apóstolos e, é claro, Jesus Cristo.

TRABALHADORES O ANO INTEIRO, ATORES NA SEMANA SANTA

Trabalhadores de vários setores o ano inteiro – agricultores, funcionários públicos, pedreiros, estudantes e tantos outros – eles são atores e figurantes na Semana Santa. Até que as apresentações aconteçam, entretanto, a maioria deles já entrou em cena atuando nos bastidores, em um trabalho anônimo e voluntário.

O espetáculo começa a ser preparado pelo menos seis meses antes da Paixão de Cristo. No palco, mais de cem atores e figurantes encenam os acontecimentos cruciais de Jesus e também sua ressurreição, num dos momentos mais belos do espetáculo.

NOVIDADES A CADA ANO

Embora a narrativa central seja histórica, o grupo sempre traz ao público uma encenação bíblica diferente a cada ano. “A Paixão de Cristo não muda, claro, mas sempre temos um novo trecho da história de Jesus. Assim, quem assistiu numa edição anterior, poderá ver cenas inéditas na próxima apresentação”, conta Marinho Coraini, diretor da Associação Sete Elos e intérprete do protagonista Jesus.

Novidade em 2018, o show de pirofagia se repetirá no espetáculo de 2019, conferindo mais beleza e drama às apresentações.

EVENTO ECUMÊNICO E VISITANTES DA REGIÃO

Embora reconte uma história essencialmente cristã, o espetáculo segue o viés ecumênico, afirma o presidente da Associação Sete Elos, Darley Guidotti. Por isso, além de católicos, pessoas de outras religiões fazem parte tanto da entidade quanto das apresentações e, principalmente, da plateia.

A beleza do espetáculo também superou os limites da cidade e sempre atrai visitantes de toda a região. Ao fim das apresentações, os atores que interpretam Jesus, Maria e várias outros personagens são sempre convidados por pessoas da plateia para selfies e fotos de recordação. Geralmente, vieram de municípios vizinhos, principalmente de Araras, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Engenheiro Coelho e Artur Nogueira, e estão emocionados com a história.

PARA PARTICIPAR, BASTA O AMOR À HISTÓRIA

O espetáculo Paixão de Cristo começou em Conchal em 2005 com um convite de Darley Guidotti e a esposa Bruna Brandão Guidotti a alguns amigos. A ideia seria retomar na cidade a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus. “Fomos tocados pela vontade de iniciar um novo projeto que retratasse a Paixão de Cristo, mas que, ao mesmo tempo, recebesse todas as pessoas que quisessem participar, independentemente de crença religiosa, bastando o amor pela história de Jesus”, fala Guidotti.

Ao longo do tempo, a ideia ganhou novos e mais adeptos. “Esses novos integrantes possibilitaram a criação da Associação Teatral e Cultural Sete Elos, assim como a realização da Paixão de Cristo em Conchal”, observa.

Na Semana Santa de 2006, Conchal assistia à primeira encenação da Paixão de Cristo apresentada pela Sete Elos. Desde então, cerca de 30 mil pessoas já fizeram o mesmo, voltando a cada ano para emocionar-se com a bela e tocante história de Jesus.

QUANDO ASSISTIR

Em 2019, o público terá quatro oportunidades para assistir a Paixão de Cristo: no sábado, 13, e na quarta-feira, 17, as apresentações acontecem às 20 horas. Já na Sexta-feira Santa, dia 19, serão dois horários: às 18h30 e às 20h30. Os convites custam R$ 5,00 ou 1 quilo de alimento não perecível, com entrada liberada para crianças até 10 anos.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO PAIXÃO DE CRISTO

• Dia 13 de abril, às 20 horas

• Dia 17 de abril, às 20 horas

• Dia 19 de abril, às 18h30 e às 20h30

• Local: antiga Estação Ferroviária de Conchal | Praça dos Expedicionários, 97, Centro

• Entrada: R$ 5 ou 1 quilo de alimento não perecível que será doado a entidades assistenciais do município

• Praça de alimentação no local do evento

• Informações nas redes sociais Facebook (@paixaodecristoconchal e @seteelosconchal ) e Instragram: @gruposeteelos

Fotos: Thiago Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *