Só português e matemática vão ser matérias obrigatórias no ensino médio

Só português e matemática vão ser matérias obrigatórias para os três anos de ensino médio. As outras matérias vão poder ser condensadas em um ano ou vão poder ficar de fora de algum itinerário formativo, que é o caminho de estudos que a pessoa vai escolher fazer durante o ensino médio.

Essa foi a regra definida pela nova base nacional comum curricular, a BNCC, aprovada pelo conselho nacional de educação. É a partir dessa base que os estados, as redes pública de ensino e as escolas criam os currículos a serem implementados em sala de aula.

A base tem como norte a lei do novo ensino médio, aprovada em 2017. Segundo essa norma, os estudantes devem ter uma parte do currículo comum, e outra parte com habilidades específicas, escolhidas pelo aluno conforme a oferta de cada escola.

São cinco áreas: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e a formação técnica. A BNCC não define as matérias obrigatórias para cada área, mas sim habilidades que alunos que escolherem cada itinerário formativo devem desenvolver. O prazo para adaptação das escolas é até 2022.

Fonte: MAISNEWS

Deixe uma resposta