Cidade

História: Foto aérea da sede do distrito de Conchal na década de 30

Com o intuito de preservar e divulgar a história e a cultura de Conchal, o portal Conchal em Notícias dedica uma área específica, denominada “Fatos Históricos”, para toda a população e pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a nossa cidade, a Morada dos Rios.

Hoje divulgamos uma foto aérea da sede do distrito de Conchal, disponibilizada na página do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo. Antes de publicá-la, o Sr. Alfredo Madeira, nosso colaborador, encaminhou ao historiador Sandro Ferrari, a quem somos gratos pela análise e conclusões que ora apresentamos:

Por Sandro Ferrari – Historiador

Relatório de Pesquisa

A peça analisada preliminarmente e sem acesso ao documento original é uma imagem aérea digitalizada em baixa resolução da possível área urbana de Conchal.

Já ao primeiro exame é possível reconhecer os pontos de referência que identificam o desenho originário da cidade de Conchal:

a) A planificação das ruas e quarteirões coincide com a planta da Sede do Núcleo Colonial Visconde de Indaiatuba e corresponde exatamente à zona central da atual cidade;

b) No canto esquerdo inferior observa-se a confluência do Ribeirão do Conchal com o Rio Ferraz;

c) O traçado da linha férrea e a localização da estação ferroviária;

d) No ponto central destaca-se a Praça da Matriz e mais acima do eixo principal a grande praça que ficou conhecida como “dos Cedrinhos”, sendo que na quadra situada no setor superior (atual Praça 9 de Abril) nota-se o barracão que funcionou como enfermaria do núcleo colonial e só foi demolido anos depois de iniciada a fase municipal;

e) Pode também ser reconhecida a rua que partia da praça da enfermaria rumando para a estrada (atual Av. Mogi-Mirim), bem como uma rua paralela, a chamada “rua da Palha”.

De modo que as indicações são suficientes para identificar a imagem como sendo de Conchal, restando uma datação aproximada. Para tanto, convém atentar para a edificação da Igreja Matriz, que foi concluída por volta de 1936. A primeira Matriz era menor e não tinha torre, apenas um pequeno campanário. A igreja que se vê nesta foto é assemelhada à segunda Matriz e apresenta estado de nova.

Como a foto foi feita por unidade do Exército, como uma sequência sistemática de reunir imagens de dezenas de municípios de São Paulo, é possível trabalhar com a hipótese de que se tratava de um procedimento de coleta de informações estratégicas. Ora, foi a partir de 1937, com a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, que se privilegiaram as ações de centralização e segurança nacional.

Portanto, é possível concluir provisoriamente que a foto em questão estampa uma imagem aérea da Sede do Distrito de Conchal, feita por volta do ano de 1938.

Foto aérea de Conchal feita por volta do ano de 1938 (fonte: Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo)

Colabore você também para manter a nossa história viva

Estamos abrindo espaço para as pessoas que tenham alguma foto antiga e relevante da cidade possam compartilhar com os demais e com o portal Conchal em Notícias. Basta enviar um email com o material para: fadelag@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *